Bauru - 11/01/2018 - 17h20

Semma realiza ultrassom em árvores na Av. Nossa Senhora de Fátima

Redação
 
Nesta quinta-feira (11/01), a secretária do Meio Ambiente, Mayra Fernandes e o Secretário de Obras, Ricardo Olivatto participaram do exame de ultrassom em duas árvores da espécie Timburi, localizadas na Avenida Nossa Senhora de Fátima 01 e 04. O vereador José Roberto Segalla e técnicos da Semma também acompanharam a realização do exame.
 
O objetivo do exame é verificar se as árvores estão saudáveis para que se possa realizar intervenções na Avenida, uma vez que as raízes das árvores estão levantando o asfalto e causando riscos aos motoristas que trafegam no local. 
 
Em uma vistoria feita pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente e Emdurb ficou constatada que as árvores estão sadias, mas para se confirmar esse laudo a Semma contratou o exame de ultrassom.
 
Caso o resultado confirme que as árvores estão saudáveis será feito um projeto de intervenção no local, com a ampliação do canteiro e proibição de estacionamento nos respectivos quarteirões.
 
“Essas árvores são muito grandes, antigas e trazem um sombreamento muito importante para a região, e devem ser preservadas se estiverem saudáveis. Por isso a importância desse ultrassom, para não se fazer uma obra para uma árvore que não esteja saudável”, explica a Secretária.
 
O exame foi realizado pela empresa AMG Ecológica, de Piracicaba, através do proprietário Marcos Góes e consiste na fixação de sensores no entorno do tronco da árvore, onde são aplicadas marteladas para produzir vibrações no interior e raízes. Através do retorno deste som, é possível indicar se a espécie está saudável ou se corre o risco de cair. Cada exame custa R$ 500,00.
 
Últimas notícias