Bauru - 13/03/2018 - 17h25

IPEM-SP autua postos de combustíveis durante blitz em Bauru

Redação
 
 
O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, finalizou nesta terça-feira, 13 de março, a “Operação Olhos de Lince” em Bauru. Dos 17 postos fiscalizados, foram encontradas irregularidades em 7 (41%), sendo 5 autuados, em 2 postos foram encontrados erros não passíveis de autuação. 
 
A operação especial teve início na segunda-feira, 12 de março. As maiores irregularidades encontradas foram plano de selagem da bomba violados, e menos 140ml a cada 20 litros abastecidos. Acesse a tabela com as irregularidades aqui
 
Quando são encontradas bombas de combustíveis com indícios de fraude, após apreensão e interdição das mesmas, os fiscais identificam qual é a permissionária que presta serviço naquele estabelecimento, e então, é feito um levantamento nas atividades realizadas por esta permissionária, não só neste posto como também em outros postos, e caso seja constatada alguma irregularidade em relação a prestação de serviço e  ao não atendimento ao Regulamento Técnico Metrológico a que estão sujeitas, será aberto um processo administrativo propondo  o descredenciamento desta permissionária.
 
O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao instituto. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
 
Orientação para o consumo
O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.
 
 
 
Últimas notícias