Bauru - 27/07/2018 - 16h10

Com inúmeras atrações, Viva Bauru traz 'showlidariedade' a partir de hoje

Redação/Cinthia Milanez-JCnet
 
 
Será realizada hoje (27/07), às 19h, no Parque Vitória Régia, a solenidade oficial de abertura do Viva Bauru, megaevento solidário e comemorativo da região, destinado a celebrar os 122 anos do município e, também, os 51 anos do Jornal da Cidade. A expectativa é receber mais de 100 mil pessoas. 
 
Na edição de 2018, serão cinco dias de festa, entretenimento, atividades educativas e culturais, prosseguindo no sábado, no domingo, na terça-feira e na quarta-feira, feriado do aniversário da cidade. O Big Bolo Bauru; a Festa do Sanduíche; os shows; o sorteio de prêmios; a exposição de flores e artesanato; a mostra de viaturas militares, os veículos antigos e off-roads; os brinquedos gratuitos e outras atrações tomarão conta do Vitória Régia e imediações da Nações. Para este ano, a meta do evento, que também abriga a Festa do Sanduíche Bauru, é atingir de 25 mil lanches vendidos e mais de R$ 300 mil para as 25 entidades, lideradas pela Associação das Entidades de Promoção e Assistência Social (Aeaps).
 
"Além de ter caráter social, a festa estimula a integração social, afinal, recebe pessoas de todas as classes sociais, ao deixar de cobrar ingressos, os shows e o uso dos brinquedos", exalta Renato Franco Zaiden, diretor da Projeto Cidade, empresa que organiza a festa.
 
BIG BOLO
Atração que é considerada um dos pontos altos da comemoração, o tradicional bolo gigante é produzido pelo Sindicato da Panificação de Bauru desde o centenário da cidade e, posteriormente, ganhou o reforço da Escola de Panificação do Senai. A guloseima é confeccionada em partes. Em seguida, é montada e confeitada em plataforma de mais de 32 metros quadrados. Depois do "Parabéns a Você", o doce é servido. O ritual se dá no período da tarde de 1.º de agosto, na concha acústica do Vitória, em trabalho que conta com o Tiro de Guerra, escoteiros, Voluntários em Ação, Lions Clube e colaboradores individuais.
 
No ponto principal do evento - na área verde, que vai da alça da Nações até o começo das arquibancadas do anfiteatro -, está a Praça Central, onde serão montadas as tendas e servidos os lanches. Já o palco principal abrigará atrações de peso, como a Orquestra Filarmônica do Senai. O Grupo Fundo de Quintal fecha o megaevento, na quarta, às 20h30.
 
SEGURANÇA
Além do apoio da Polícia Militar (PM), a organização do evento contratou seguranças particulares. E mais: a Emdurb realizará algumas interdições no trânsito das imediações do Vitória Régia. O órgão informou que a alça de acesso ao Vitória Régia e o cruzamento da rua José Ferreira Marques com Antônio Garcia serão interditados hoje e amanhã, a partir das 17h; domingo, a partir das 8h; e terça, a partir das 17h. Na quarta, a partir das 6h, o trânsito da Nações, no sentido Centro-Geisel, a partir da quadra 18, estará impedido.
 
PROJETO LIXO ZERO
Diretor do Grupo Cidade, Renato Zaiden explica que, a cada ano, a organização do Viva Bauru desenvolve ações, no sentido de proporcionar uma festa mais confortável e alegre aos participantes. Desde o ano anterior, foi firmada uma parceria com a Estre Ambiental, que cuidou da limpeza da parte interna do Parque Vitória Régia, bem como a Emdurb e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), responsáveis pela manutenção das ruas do entorno. 
 
Todos os resíduos gerados serão recolhidos pela equipe de varrição. A novidade para este ano é o Projeto Lixo Zero. Nele, a Emdurb cuidará da limpeza, a Semma, da conscientização, e a Estre, da doação dos materiais recicláveis à Coopeco. "Pretendemos aderir à pedagogia do exemplo, na qual todos jogarão o lixo no lixo", acrescenta Zaiden. Além disso, os 200 ambulantes do local serão orientados a separar os resíduos sólidos corretamente.
 
PROGRAMAÇÃO
 
 
Últimas notícias