Bauru - 04/08/2018 - 17h55

Cavalos com carruagem já estão na Grand Expo

Redação
 
 
O Recinto Mello Moraes está no clima da realeza europeia. Isso porque os cavalos com carruagem chegaram para encantar o público da 45.ª Grand Expo Bauru. Ao todo, quatro cavalos da raça “Bretão” (cavalos franceses), sendo dois potros à venda, e um “Friesian”, de origem holandesa, estão expostos em uma das baias do Recinto.
  
Trazidos pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Bretão (ABCCB), os animais exibirão suas performances em desfiles até o próximo domingo. 
 
Segundo a diretora técnica da ABCCB, Susana Reinhardt, a carruagem será conduzida em duas situações: por um cavalo ou por dois emparelhados.
 
“Trata-se de uma carruagem polonesa. Todos os dias, até domingo, faremos apresentações nas pistas, com desfiles. Haverá, ainda, um estande montado, onde falaremos sobre o cavalo e também exibiremos vídeo institucional explicando os detalhes e curiosidades da raça”, frisa. 
 
LAZER, TRABALHO E TURISMO
O Bretão é uma raça de cavalos de tração pesada, originada da Bretanha, Noroeste da França. Formou-se através de cruzamentos de animais das raças de tração Norfolk (inglesa), Ardennais, e Percheron (francesas) com éguas nativas de grande porte.
 
O porte do animal impressiona pelo peitoral musculoso e garupa larga. “É um cavalo de tração pesada. Na Europa, são bastante utilizados para o lazer, trabalho e turismo. São cavalos extremamente dóceis”, detalha Susana. 
 
Ainda segundo a diretora, inteligência e facilidade para o adestramento também são características do cavalo Bretão. “Eles podem pesar até uma tonelada”, enumera. 
 
HOLANDÊS 
Já o cavalo Friesian é uma raça de cor negra, tem um porte que chama atenção e, assim como o Bretão, temperamento muito dócil. Originário da Frísia, litoral norte da Holanda, o cavalo vem ganhando cada vez mais o carinho dos brasileiros, aponta Susana. 
 
Ela cita que os animais pertencem a um criador da cidade de Mairinque (SP). “Na Expo, dos quatro cavalos da raça Bretão, um casal de potros está à venda. São filhos de animais franceses, avaliados em torno de R$ 15 mil cada”, finaliza. 
 
HIPISMO
As mostras e julgamentos da Expo reúnem mais de 1 mil animais, entre ovinos, gado Nelore - bovinos premiados em todo o Brasil. Além do Bretão, a feira traz cavalos da raça mangalarga, quarto de milha, appaloosa, paint horse, e os mini-horses. 
 
Pela primeira vez, a feira recebe um torneio de hipismo com cerca de 250 competidores, de várias cidades do Estado. O Campeonato de Salto Estadual (CSE), será nos dias 11 e 12 de agosto e já tem confirmada a presença do atleta olímpico Artemus de Almeida. 
 
Cavalos apresentam beleza em exposição e julgamento
A 45.ª Grand Expo Bauru recebe neste fim de semana uma das etapas da Liga Nacional do Cavalo de Conformação (Lincc), que avalia o físico do animal e seu padrão de raça. A beleza dos animais das raças quarto de milha, appaloosa e paint horse já está em exposição no Recinto Mello Moraes. 
 
O julgamento dos animais será realizado neste domingo, a partir das 9h, na pista principal do Recinto. A avaliação será feita pelo juiz americano Jeff Allan, que também é treinador e campeão mundial na competição. 
 
Quem aprecia a beleza e a habilidade dos cavalos também vai poder entender um pouco mais sobre o julgamento, já que o juiz comentará a escolha dos vencedores, conforme destaca o diretor de eventos da Liga, Sidney Gennaro. 
 
“É julgada toda a parte morfológica do animal. Primeiro, é observado o seu equilíbrio, depois a característica do cavalo. O juiz avalia a estrutura óssea, os aprumos e musculatura”, explica. 
 
Ele pontua que os animais podem competir a partir dos seis meses. A etapa deste final de semana inclui seis categorias: Baby (menos de 1 ano de idade), 1 Ano, 2 Anos, 3 Anos, 4 Anos ou Mais, e Colors - categoria inédita no Brasil. 
 
“Paint horse e appaloosa são cavalos pintados (malhados) e essas cores são levadas em consideração para o julgamento desta categoria”, frisa o diretor, complementando que, neste ano, 35 cavalos participarão do julgamento, que já é tradição em Bauru. 
 
“Já é o sexto ano seguido que a Liga participa da Expo Bauru. É uma parceria muito bacana e que pretendemos continuar nas próximas edições”, projeta. Além de um troféu para o vencedor de cada categoria, o animal que se destaca no torneio também ganha mais valorização no mercado. São esperados criadores de vários estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal. 
 
SERVIÇO
45.ª Grand Expo Bauru segue até 12 de agosto no Recinto Mello Moraes, que fica na quadra 36 da avenida Comendador José da Silva Martha, Jardim Ferraz. 
 
Últimas notícias