Bauru - 30/11/2018 - 14h35

Dia Nacional da Astronomia será celebrado em Bauru

Redação

Imagem divulgação

 

 

Neste sábado (1º/12), o Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" da UNESP Bauru abrirá as portas ao público pela última vez em 2018, retomando às atividades em 2019. 

Desta vez a data será utilizada para comemorar o Dia Nacional de Astronomia, fundado pela Sociedade Brasileira de Astronomia em 1947 e comemorado todo dia 02 de dezembro. Aberto das 19h às 22h, o evento disponibiliza ao público as observações do céu noturno por telescópios, oficina infantil e palestras sobre o tema. Também serão realizados sorteios de pôsteres didáticos de Astronomia, além da lojinha, onde é possível comprar livros didáticos de Astronomia, jogos, acessórios e muito mais.

Durante o evento estará disponível exposição de Astrofotografia, feita por fotógrafos locais. Trata-se de um tipo específico de fotografia voltado para a gravação de corpos celestes e grandes áreas do céu noturno. Dentre os expositores estão: Fátima Sandrin, Enio Godoy, Sr. Ângelo Frigerio Neto, Rodolfo Langhi, Loriza Lacerda e Gabriel Mello.

A entrada é gratuita, aberta para todas as idades e não é necessário realizar agendamento.

Palestra
Ainda no sábado, mais cedo, das 8h30 às 11h30, será promovida uma palestra via Skype com o astrofísico André Luiz da Silva do CDCC da USP São Carlos, na sala 13 do campus da UNESP Bauru (acima da biblioteca). O tema da palestra é: “Buracos Negros, Galáxias e Cosmologia”. Todos estão convidados.

O Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" fica Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses, ao lado do IPMet.

Últimas notícias