Bauru - 30/11/2018 - 19h15

Prefeitura afirma que não há surto de escorpião em Bauru

Redação

 

 

 

Em nota divulgada nesta sexta-feira (30/11), a Secretaria Municipal de Saúde explicou que, até o momento, o número de casos notificados de acidentes com escorpião está 3% menor se comparado ao ano de 2017 e que não há registro de óbito de residentes por este tipo de acidente no município.

De acordo com a Secretaria, um dos fatores que justificam a ausência de óbitos é a rede de urgência e emergência bem estruturada e capacitada para este tipo de acidente, já que todas as Unidades de Pronto Atendimento, Pronto Socorro Central e Samu estão adequadamente capacitadas para realizar atendimento rápido e eficaz.

Quanto a disponibilidade do soro antiescorpiônico, a Secretaria lembra que Bauru é considerado prioritário e referência de atendimento na região. Portanto, os soros ficam disponíveis para tratamento na UPA Bela Vista, no Pronto Socorro Central e ainda há um estoque na Seção Técnica de Imunização.  A Vigilância Epidemiológica funciona de segunda a segunda, 24 horas no dia, e conta com apoio técnico de imunização e orientação a toda rede de assistência quando necessário.

A Secretaria também explica que o soro é indicado para pacientes com acidentes moderados e graves após a classificação em um serviço médico de urgência. A pasta ressalta que a eficácia do medicamento está diretamente relacionado ao tempo do acidente e da assistência médica, portanto é fundamental que assim que a pessoa sofra um acidente com o escorpião vá imediatamente a Unidade de Emergência ou acione o Samu pelo 192.
 

Últimas notícias