Bauru - 07/12/2018 - 16h50

Zoo de Bauru celebra nascimento de casuar



Depois de 50 dias de incubação, nasceu no Zoológico de Bauru o filhote da espécie Casuar, ave gigante e que é vulnerável à extinção. A história que deu vida ao novo morador do Zoo começou no ano de 2000, quando foi inaugurado o setor das Aves Gigantes  e chegou no município um casal de Causar, com 8 meses de idade.

Origem
A Casuar (Casuarius casuarius) é uma espécie natural da Austrália e Nova Guiné e pode chegar aos 50 kg e, assim como a Ema, no processo de evolução, perdeu a capacidade de voar. A ave tem uma face que lembra os animais da era dos dinossauros e é um importante disseminador de sementes nas matas australianas, visto que sua alimentação baseia-se em frutos e folhas, cujas sementes são espalhadas quando liberadas pelas fezes do Casuar.

Importância da reprodução
Devido à perda de habitat, o Casuar, hoje, é uma espécie vulnerável à extinção. O Zoológico de Bauru estava há anos tentando reproduzir a espécie, mas um fator dificultava a ação. A maior dificuldade era saber o momento certo de juntar o casal, uma vez que eles só se aceitam na época da cópola, e, depois desse período ocorrem brigas que podem, inclusive, causar a morte de uma das aves. Isto porque os animais possuem unhas longas e afiadas que podem gerar ferimentos graves.

Com o nascimento do filhote bauruense de Casuar, Bauru agora contribui para a conservação de mais uma espécie da fauna selvagem. O filhote, sempre protegido pelo pai, já pode ser visto em seu alojamento.

Serviço
Zoológico de Bauru
Horário de visitação: das 08h às 16h (segunda a sexta) e das 08h às 17h (sábado, domingo e feriados)
Endereço: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), km 232 17040-900 | Bauru | SP
Telefone: (14)3203-5229

Ingressos: R$4,00
Crianças menores de 5 anos não pagam ingresso.
Adultos acima de 60 anos pagam meio ingresso.

Últimas notícias