Bauru - 08/01/2019 - 17h00

Rede municipal fará exame de mamografia

Redação

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu aprovação de verba para aquisição de um mamógrafo digital. A ação é uma contrapartida de um empreendimento e o valor do equipamento digital é de R$ 1.200.000,00.

“Bauru terá um mamógrafo de última geração que poucos hospitais possuem, provavelmente o único do interiro de SP, de alta resolução com mais definição dos que os utilizados atualmente pelo poder público”, ressalta o Prefeito Clodoaldo Gazzetta.

Desde antes do início do mandato, Gazzetta se comprometeu com o grupo Amigas do Peito a trazer um mamógrafo de ultima geração para a cidade. Agora essa ação se concretiza.

Com o mamógrafo digital a precisão e a agilidade do diagnóstico aumentam consideravelmente. O equipamento entrega a imagem da mamografia com melhor qualidade e o resultado do exame é enviado direto para a unidade básica que solicitou, através do sistema de cabeamento de fibra óptica que foi feito pela Secretaria.

Novos mamógrafos ajudarão a suprir a demanda por exames
Por meio da Receita Federal o município conquistou 3 mamógrafos comuns que junto com o digital serão instalados na Casa da Mulher e no Centro de Diagnóstico. Os equipamentos são oriundos de apreensão e dois deles passarão por revisão em fevereiro, enquanto um já passou por vistoria e os reparos necessários para que entre em operação giram em torno de R$10 mil.

A aquisição dos mamógrafos possibilitará o atendimento de toda a demanda da rede municipal por exames de mama, visto que o governo estadual libera somente 300 exames por mês, enquanto a demanda da cidade é de 1100. Ou seja, a população agora contará com mais agilidade e assistência no processo diagnóstico.

A orientação do Ministério da Saúde (MS) é para que o município tenha 4 mamógrafos, portanto, com os novos aparelhos Bauru está cumprindo a determinação do MS. As aquisições dos equipamentos possibilitarão a redução de mortalidade, maior controle do câncer e rápido diagnóstico.

Os equipamentos ainda não tem data para entrar em funcionamento.
 

Últimas notícias