Música - 28/01/2019 - 16h30

Sesi oferece cursos gratuitos de música

Redação/Assessoria

Com a proposta de promover o acesso à cultural musical e foco no desenvolvimento, comprometimento social e artístico dos alunos, o Sesi-SP abre inscrições para os cursos livres e gratuitos de seu Núcleo de Música, presente em 10 unidades espalhadas por todo o Estado de São Paulo. Os interessados, podem se candidatar a partir do dia 29 de janeiro nos módulos de Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas.

Os cursos livres, de caráter não profissionalizante, são semestrais, compostos por um encontro semanal de duas horas ou dois encontros de uma hora cada.

Primeiro contato com instrumentos musicais
A proposta do curso de Iniciação Instrumental é promover a sensibilização à linguagem musical de forma lúdica. Visando desenvolver a percepção auditiva, o senso rítmico e a capacidade motora, o curso também permite ao participante o aperfeiçoamento nos fundamentos básicos da técnica instrumental e da leitura musical.

Os alunos da rede Sesi, beneficiários da indústria (industriários e seus dependentes) e aqueles que desejam a rematrícula, podem se inscrever entre os dias 29 de janeiro e 9 de fevereiro.

A comunidade em geral pode conseguir as vagas remanescentes entre os dias 12 a 23 de fevereiro, ou até que as turmas estejam completas. A idade mínima para se inscrever é de 7 anos.

Camerata de Cordas
O módulo é voltado para o público entre 8 e 17 anos, desde que possuam conhecimento prévio sobre música. Os interessados passarão por processo seletivo no qual terão que comprovar domínio com um dos quatro instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). As turmas serão distribuídas de acordo com o nível de conhecimento e idade.

A Camerata de Cordas é um grupo de referência em que os alunos podem interagir com repertório mais avançado e realizar apresentações. O objetivo principal do módulo é permitir ao aluno o contato com a experiência musical. Por meio da prática de grupo e de um repertório diversificado, o curso oferece ao participante a oportunidade de aprimorar suas habilidades na técnica instrumental, na sonoridade e na expressão musical.

As inscrições para o processo seletivo de ingresso na Camerata de Cordas vão do dia 29 de janeiro a 23 de fevereiro. A seleção, a divulgação dos resultados e a matrícula dos aprovados acontecem de 25 fevereiro a 1º de março.

Os cursos são gratuitos e ministrados em unidades do Sesi-SP da capital (Diadema e São Caetano do Sul) e interior (Araras, Bauru, Botucatu, Indaiatuba, Jacareí, Jundiaí, Limeira e São Carlos).

Calendário de Matrícula

INICIAÇÃO INSTRUMENTAL
29 de janeiro a 9 de fevereiro
Inscrições para beneficiários da indústria e seus dependentes, alunos da rede de ensino SESI-SP e rematrículas

12 a 23 de fevereiro
Vagas remanescentes abertas para o público geral até que as turmas estejam completas

CAMERATA DE CORDAS
29 de janeiro a 23 de fevereiro
Inscrições para processo seletivo

25 de fevereiro a 1º de março
Processo seletivo, divulgação dos resultados, suplentes e matrículas dos aprovados

SERVIÇO
Inscrições dos cursos Iniciação Instrumental e Camerata de Cordas
Local: SESI Bauru, Rua Rubens Arruda, 8-50
Informações: (14) 3104 3901 e 3104 3902
Mais informações na página sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-musica

Últimas notícias