Bauru - 15/03/2019 - 14h35

Observatório da Unesp inaugura maior telescópio newtoniano da região

Redação

Neste sábado (16/03), o Observatório de Astronomia da Unesp estará aberto ao público, das 19h às 22h, e será uma noite de inaugurações.

Maior telescópio newtoniano da região
A grande inauguração será a mais recente aquisição do Observatório, um telescópio refletor newtoniano com um espelho de 400 mm de diâmetro. Com este telescópio, será possível obter uma visão dos astros com uma qualidade sem precedentes para os habitantes de Bauru e região.

De acordo com a organização, seu poder de ampliação e luminosidade será suficiente para mostrar mais detalhes de nebulosas (gigantescas nuvens de gases e poeiras onde se formam estrelas e outros sistemas solares), da superfície da Lua repleta de montanhas e crateras de dezenas de quilômetros de tamanho e de planetas como Saturno e seu sistemas de anéis e Júpiter com sua grande mancha vermelha (um furacão cerca de 2 vezes o tamanho da Terra).

Outros telescópios
Além deste telescópio, outros também serão inaugurados. Durante a noite do evento, os visitantes poderão conhecer o novo telescópio refrator fabricado exclusivamente para a observação do Sol, sendo possível mostrar suas protuberâncias (“explosões”) e camadas superiores, onde o plasma atinge as maiores altitudes no Sol. Ambos telescópios foram comprados com verba do CNPq.

Outra atração será a inauguração oficial de mais dois telescópios que foram doados ao Observatório. Um deles é um telescópio refletor newtoniano com montagem equatorial que permite uma boa visualização dos astros e acompanhamento do movimento de rotação de nosso planeta. Este instrumento foi doado pelo Sr. José dos Santos e D. Jovelina dos Santos, pais de José Arnaldo dos Santos (in memoriam).

O outro telescópio foi doado pelo Prof. Luis Paulo da Silva Carvalho, do Instituto Federal da Bahia. Trata-se também de um newtoniano Skywatcher motorizado que pode ser ligado a um notebook com softwares de localização automática dos astros.

Curiosidade
O termo newtoniano refere-se a um telescópio que usa um espelho côncavo como elemento principal para coletar a luz e focalizá-la para fora do tubo por meio de outro espelho plano. Este sistema foi criado por Isaac Newton, de onde se deriva o nome do modelo deste telescópio.

Outras atividades
A noite no Observatório terá ainda:

  • Atividades lúdicas infantis;
  • Reconhecimento de constelações a olho nu;
  • Observação da Lua com os novos telescópios;
  • Palestra: “Como funcionam os telescópios?”, a partir das 19h30.

A entrada é gratuita. O Observatório lembra que as observações do céu dependem das condições atmosféricas.  O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, bairro Chácaras Bauruenses, ao lado do IPMet.
 

Últimas notícias