Bauru - 17/05/2019 - 15h05

Jardim Botânico cria Política de Coleções de Plantas Vivas

Redação

Em comemoração aos 25 anos de existência, o Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) criou uma Política de Coleções de Plantas Vivas. O documento tem o intuito de atender as necessidades do Jardim para ajudar a gerenciar as coleções de plantas vivas. As coleções de plantas vivas são consideradas as plantas cultivadas ao ar livre ou em estufas e viveiros.

O documento é um conjunto de normas que estabelece as principais diretrizes, metas, objetivos para ajudar na gestão e manejo, indica a pessoa responsável pela implementação e tomada de decisões, lidando com todos os aspectos do gerenciamento das coleções de plantas.

Este é um documento que cada Jardim elabora já que é resultado das metas e propósitos de cada instituição. O documento é importante porque ajuda no desenvolvimento estratégico das coleções de plantas vivas como: eficiência, plano de trabalho, comunicação dos funcionários dentro da instituição, continuidade de propósitos, além de contribuir com as relações públicas e levantamento de recursos financeiros.

As coleções são administradas por uma curadoria de Coleções de Plantas Vivas do JBMB que tem um curador escolhido entre o corpo funcional da instituição, designado pela diretoria do JBMB.

Atualmente, as coleções de plantas vivas do Jardim Botânico contam com mais de 2500 plantas, entre elas: orquídeas, bromélias, samambaias, plantas aquáticas e plantas medicinais. Destas, 25 espécies são consideradas ameaçadas de extinção, totalizando 246 indivíduos.

Para saber mais acesse: http://jardimbotanicobauru.com.br/politica-colecoes.

Últimas notícias