Bauru - 14/05/2019 - 14h45

Mais de 100 escolas de Bauru e região participam de ato pela educação

Redação/JCNet

Professores e estudantes de ao menos 100 escolas municipais e estaduais de Bauru e região, além da Universidade Estadual Paulista (Unesp), confirmaram participação no ato que será realizado amanhã (15/05), em Bauru, com concentração em frente à Câmara Municipal, dentro do Dia Nacional em Defesa da Educação. A mobilização, que está sendo organizada em todo o País, protesta contra a reforma da Previdência e contra o corte de verbas destinadas à manutenção das universidades federais e a programas da educação infantil ao ensino médio.

Em Bauru, o ato está sendo convocado por entidades de classe como o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru (Sinserm), bem como pelo movimento estudantil.

Coordenador da Apeoesp em Bauru, Marcos Chagas explica que a realização do protesto começou a ser articulada em âmbito nacional em março deste ano. Com o anúncio do corte no orçamento da educação pelo governo federal, em maio, a mobilização ganhou força.

Para o ato em Bauru, segundo ele, são esperadas de 3 mil a 5 mil pessoas. "O governo garantiu o repasse de R$ 40 milhões (em emendas parlamentares) para cada deputado que votar a favor da reforma da Previdência. São R$ 14 bilhões, no total, e esse recurso vai ter de sair de algum lugar. Uma parte está saindo da educação e isso é grave", aponta.

Chagas explica que, diante do crescimento da mobilização, atos que ocorreriam de forma isolada em Bauru e outros municípios da região foram unificados. Assim, o protesto marcado para ter início em frente à Câmara Municipal terá a adesão de professores e estudantes de ao menos 40 escolas estaduais e municipais da cidade, além da Unesp e unidades de Agudos, Arealva, Duartina, Iacanga, Ubirajara e Piratininga.

A manifestação está marcada para amanhã, às 9h, na Praça Dom Pedro II (quadra 4 da avenida Rodrigues Alves). No local, os participantes definirão se seguirão em passeata pela região central de Bauru.

Últimas notícias