Bauru - 10/05/2019 - 13h50

Observatório da Unesp celebra 100 anos do 'Eclipse de Sobral'

Redação

Maio é um mês internacionalmente intenso para a Astronomia. Aqui em Bauru não é diferente, o Observatório da Unesp fará um evento especial gratuito para a população neste sábado (11/05), das 19h às 22h.

Os visitantes serão lembrados do Dia Internacional da Astronomia (11/05), do Dia Internacional da Luz (16/05) e do Dia do Mourão (25/05). Além disso, em 2019 celebra-se 100 anos de existência da IAU, União Astronômica Internacional, o órgão máximo da Astronomia no mundo.

Mas, há outra data muito especial neste mês. No dia 29 de maio, há exatos 100 anos, acontecia o eclipse da cidade de Sobral, no Ceará, cuja observação realizada por cientistas pôde ajudar a comprovar a famosa Teoria da Relatividade de Einstein.

E este será o tema da palestra que será ministrada no Observatório neste sábado, com o título: “Eclipse de Sobral: sob o mesmo céu, sob a mesma Lua”. O evento do Observatório está registrado no site internacional da IAU, junto com centenas de eventos de outros países, e pode ser conferido em: https://www.iau-100.org/events.

Além da palestra, serão realizadas outras atividades:

  • Ações lúdicas infantis sobre o tema do evento;
  • Observações das crateras da Lua com telescópios;
  • Reconhecimento das constelações da época a olho nu;
  • Sorteio de brindes.

A entrada é gratuita. O Observatório lembra que as observações do céu dependem das condições atmosféricas. O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, bairro Chácaras Bauruenses, ao lado do IPMet.

Acompanhe o Observatório no Face e Insta: @obsbauru.

 

Últimas notícias