Bauru - 31/05/2019 - 16h30

Vacinação contra a gripe será liberada para todos na segunda

Redação

Na segunda-feira (03/06), a vacinação contra influenza será oferecida para a população em geral, em toda rede de saúde pública do país.

Em Bauru, de acordo com o último levantamento, divulgado na quinta-feira (30/05), foram aplicadas 81.398 doses da vacina, o que corresponde a 78,5%% do público-alvo da campanha. A meta é de 90%.

Para alcançar a meta, a prefeitura promove hoje (01/06), o "Bauru Contra a Gripe". Neste sábado, todas as Unidade Básica de Saúde (UBS) funcionam das 8h às 17h, e o Hospital Estadual, das 8h às 13h, para vacinar o grupo prioritário.

Devem ser vacinados: idosos, crianças de seis meses à 05 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, pessoas com doenças crônicas ou outros riscos clínicos, trabalhadores da saúde e do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Após o mutirão, as vacinas que sobrarem, serão disponibilizadas para todos os interessados. "Temos, mais ou menos, 12 mil doses disponíveis, elas serão utilizadas neste sábado; depois, vamos guardar 3 mil doses para atender gestantes e bebês, pois a vacina faz parte do calendário vacinal e, as que sobrarem, serão disponiblizadas para toda a população na segunda-feira", explica o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Ezequiel Santos.

Um novo balanço, com a quantidade de vacinas aplicadas e as que serão ofertadas, deve ser divulgado até domingo (02/03). Neste ano, a vacina da gripe protege contra três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e Gripe B.

Últimas notícias