Bauru - 28/06/2019 - 15h00

Festival de Inverno realiza homenagem a compositora bauruense

Redação

O Festival de Inverno de Bauru começa nesta segunda-feira (01/07), às 20h no Teatro Municipal, com a apresentação “Reminiscências e Homenagem à Nida Marchioni”. A entrada é gratuita, com doação voluntária de 1Kg de alimento não perecível.

Abrindo o Festival, o público poderá apreciar uma homenagem à compositora bauruense Nida Marchioni: O show “Reminiscências e Homenagem à Nida Marchioni”tem a direção de Hilda Campos. Além de obras da homenageada, o programa contempla composições de grandes nomes nacionais e internacionais. No dia do evento, o público poderá conhecer mais da vida da cantora por meio de uma exposição que estará na entrada do Teatro, com itens que contam um pouco da vida da compositora.

Nida Marchioni nasceu em 1921 e se tornou uma grande compositora e pianista. Começou a tocar com 8 anos de idade e formou-se no Instituto Dramático e Musical de Bauru em 1938 aos 17 anos, aprofundando-se, posteriormente, em Harmonia e Composição. Foi aluna do maestro Efísio Aneda, que também marcou a música clássica de Bauru. Nida chegou a fazer parte do Grupo dos Seis, que tinha nomes como Efisio Aneda e Miguel Ângelo Ruiz.

Por muitos anos lecionou piano, tendo entre seus alunos nomes de destaque no cenário musical bauruense e nacional, como Amilton Godoy e Adilson Godoy. A maioria de suas composições eram dedicadas a pessoas de sua convivência. A compositora gostava também de interpretar grandes nomes da música clássica como Chopin e Beethoven.

O show terá a direção da musicista Hilda Campos, que foi aluna de Nida. Além dela, a homenagem contará com músicos convidados que são: Gabriela Gaspar Maurício e Karina Alves Américo na flauta, Natália Kaíte no fagote, Joice Amador no canto e a própria Hilda Campos no piano. A homenagem também terá a presença de alunos da Banda Sinfônica Municipal, que irão interpretar “Valsa Triste” composta por Nida.

Nida Marchioni dedicou sua vida à música e, na década de 80 decidiu doar os direitos autorais de suas obras à Creche Monteiro Lobato, em Bauru. Dessa forma, todos os alimentos arrecadados na abertura do Festival serão destinados a essa entidade.
 

Confira a programação completa do Festival

Últimas notícias