Bauru - 31/07/2019 - 13h20

Câmara de Bauru lança novo portal no aniversário da cidade

Redação/Assessoria

No aniversário de 123 anos da cidade, a Câmara Municipal de Bauru lança seu Novo Portal na Internet. O conteúdo ganha cara nova e será adaptado para o acesso multiplataformas (computadores, tablets e smartphones). As páginas também serão acessíveis para todos, com ferramentas que permitem a navegação para pessoas com deficiência visual e auditiva.

As novidades estarão disponíveis a partir da “zero hora” de 1º de agosto (quinta-feira). O endereço continua o mesmo: bauru.sp.leg.br

Consulta Pública Digital
Junto com o Portal, o Poder Legislativo de Bauru disponibiliza sua nova ferramenta de participação popular.

A Consulta Pública Digital permitirá que os cidadãos e cidadãs digam aos vereadores o que pensam sobre temas de relevante interesse coletivo, respondendo a questionamentos que serão lançados no site.

As participações serão compiladas e podem colaborar com a tomada de decisões e para o encaminhamento de políticas públicas no município.

Conteúdo e Interesse
Além do acesso aos projetos em discussão, legislação em vigor e dados de transparência, o Portal da Câmara Municipal oferece notícias diárias, para que os bauruenses fiquem por dentro de tudo o que acontece na Casa, com coberturas das Sessões Legislativas, das atividades das Comissões Permanentes e Especiais, e das Reuniões e Audiências Públicas.

Presidente da Casa, o vereador José Roberto Segalla (DEM) explica que a decisão de dedicar esforços para o lançamento foi, em grande parte, pautada pelo aumento do interesse da comunidade nas notícias sobre os trabalhos do Legislativo. “Esse comportamento é observado pelo expressivo crescimento do número de usuários únicos que acessam esses conteúdos no nosso site”.

De 1º de janeiro a 25 de julho, os acessos às notícias do Portal expandiram-se em 37%, em relação ao mesmo período do ano passado. Se comparado ao desempenho de três anos atrás o interesse mais do que quadriplicou (339%).

“Entendemos, portanto, que a população merecia uma ferramenta mais bonita, ágil e prática, até para despertar em ainda mais gente o interesse de se informar sobre o que ocorre na Câmara e participar ativamente dos processos. Isso é estimular a cidadania”, aposta Segalla.

Páginas se adaptam
Todo o trabalho para o lançamento do Novo Portal foi desenvolvido pelo próprio setor de Tecnologia da Informação da Casa, sob a coordenação da servidora Bianca Tiszolczki.

Ela explica que o site da Câmara passa a ser responsivo, ou seja, adapta o tamanho de suas páginas ao formato da tela em que são exibidas, facilitando a visualização e a navegação pelo computador, pelo celular ou pelo tablet.

Acessibilidade
O Novo Portal contará com a Barra de Acessibilidade no topo das páginas, indicando as diferentes áreas para navegação pelo teclado, possibilitando o acesso para cegos, em acordo com os padrões internacionais do W3C e do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).

O sistema também estará codificado para softwares que fornecem gratuitamente o serviço de leitura de tela, como o NVDA e o DOSVOX.

O Novo Portal também disponibilizará o link para o VLIBRAS – um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, resultado de parceria entre o Ministério do Planejamento e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Todas as instruções para o uso dos recursos de acessibilidade estarão disponíveis no site, incluindo os de aumento e diminuição de texto e efeitos de alto contrate.

Como próximo passo, a Câmara Municipal requisitará a certificação do Selo de Acessibilidade Digital, conferido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Últimas notícias