Bauru - 30/07/2019 - 15h25

Nova frente fria pode atingir SP neste fim de semana

Lorena Fagundes/Climatempo

O mês de agosto começará com influência de uma forte e grande massa de ar frio de origem polar. Ainda há dúvida se esta nova massa será mais intensa ou não do que a super onda de frio que passou pelo Brasil entre 5 e 10 de julho.

Em seu site, o Climatempo afirma que temperaturas abaixo de 0ºC, com certeza, serão registradas no Sul do país, onde também deve nevar. O frio ainda deve ser intenso em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, Acre e sul do Amazonas. A metereologia afirma que o frio intenso começa a chegar ao Sul do Brasil no dia 1º de agosto. Na sexta-feira (02/08), o ar frio entra forte em Mato Grosso do Sul e já começa a esfriar São Paulo, centro-oeste e o sul de Mato Grosso e de Rondônia.

Ao que tudo indica, o máximo do resfriamento, será no primeiro fim de semana do mês, nos dias 3 e 4 de agosto, explica a equipe do Climatempo. Nestes dias, o ar gelado desta grande e forte massa de ar frio de origem polar vai atuar com muita força sobre o Brasil. Muito provavelmente, com temperatura negativa por quase todo o Sul do Brasil e em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e do Sul de Minas Gerais.

Para Bauru, por enquanto, de acordo com o site do Climatempo, a máxima prevista para o fim de semana será de 21ºC e a mínima pode chegar aos 7ºC, com possibilidade de chuva no sábado.

Pior que julho?
O Climatempo ainda explica que diante da força desta desta nova massa de ar frio, projetada atualmente pelas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, é natural que surjam muitos questionamentos sobre a intensidade do frio no Brasil e principalmente a comparação com super onda de frio que passou pelo país em julho.

Esses questionamentos, de acordo com o serviço, só serão respondidos nos próximos dias, a medida que as projeções das diversas simulações atmosféricas forem se consolidando.

Últimas notícias