Bauru - 18/07/2019 - 11h15

São Cristóvão: festa começa sábado

Redação/JCNet
 
Motoristas poderão reforçar os pedidos de proteção no trânsito neste final de semana em Bauru. Em sua 54ª edição, a Festa de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas, é uma das mais tradicionais da cidade e reúne milhares de devotos que buscam benção divina para seus carros, motos, caminhões e ônibus. O dia do padroeiro é oficialmente comemorado no dia 25 de julho, porém, será neste sábado (20/07), que as comemorações começam na igreja que leva o nome do santo, na zona sul da cidade.
 
À frente da festa pela primeira vez, padre Marcos Pavan destaca a participação dos fiéis na organização do evento. "É uma expectativa muito grande para todos nós. Temos uma comunidade bastante ativa e participativa, que trabalha muito para que a festa em louvor a São Cristóvão seja sempre muito bonita", explica Pavan, que ficou por onze anos à frente da paróquia Catedral do Divino Espírito Santo e, recentemente, assumiu a direção da igreja.
 
No sábado, duas missas, às 7h e às 19h30, marcam a celebração religiosa com benção de chaves, documentos de veículo e dos motoristas. Às 19h, o público poderá participar da quermesse. No cardápio, churrasquinhos, cachorro-quente, pastel, pizza, lanche de pernil e doces. A festa contará ainda com show de prêmios.
 
Sequência
No domingo (21/07), as comemorações continuam a partir das 10h. O prato principal será o tradicional arroz carreteiro, além de outras comidas. A conscientização ao volante também será uma das bandeiras da celebração.
 
"Nós, cristão, temos que dar o exemplo de tolerância, calma e paciência no dia a dia do trânsito. Cada vez mais temos um número grande de veículos nas estradas e nas ruas. É importante darmos bons testemunhos", orienta Pavan.
 
Veículos
Marcada para a manhã do domingo, a previsão é que cerca de 2 mil veículos participem da carreata que percorrerá diversas ruas da cidade. Como de costume, os caminhões devem ser os maiores destaques.
 
"Sempre temos muitos caminhoneiros que buscam a benção dos veículos, muitas empresas frotistas também participam. São cerca de seis quarteirões só com os caminhões", relata Cláudio Barraviera, festeiro da igreja.
 
A concentração dos motoristas está marcada para as 7h30, em frente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Bauru e Região (Sindbru), na quadra 40 da Avenida Nações Unidas. A saída é às 8h30.
 
Os motoristas seguirão em carreata com a imagem de São Cristóvão até a igreja, localizada na quadra 15 avenida Nossa Senhora de Fátima, no Jd. Europa.
 
As bênçãos aos condutores estão previstas para as 10h20 e entre 15h e 18h. Às 19h30, o padre Marcos Pavan rezará a missa de encerramento.
 
No dia 25 de julho, Dia do Motorista, haverá missa às 20h com benção de chaves, documentos e de motoristas.
 
Serviço
A Festa de São Cristóvão acontece nos dias 20 e 21 de julho, na quadra 15 da avenida Nossa Senhora de Fátima. Outras informações pelo telefone (14) 3234-6429.
Últimas notícias