Bauru - 16/07/2019 - 15h05

Teatro Municipal recebe peça teatral inspirada no caso Mara Lúcia

Redação/Assessoria

O Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves" recebe nesta sexta-feira (19/07), às 20h, o espetáculo "Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está", do grupo Protótipo, com entrada gratuita. A peça é indicada para pessoas com mais de 16 anos de idade e terá 70 minutos de duração.

De acordo com os organizadores, o espetáculo trata-se de um documentário cênico que revela as incertezas relacionadas ao caso Mara Lúcia, um crime que aterrorizou a cidade de Bauru na década de 70. Na época, a menina Mara Lúcia, de apenas nove anos, foi encontrada morta e com sinais de violência sexual após quatro dias de seu desaparecimento.

A peça, portanto, questiona a falta de soluções para o crime, revivendo personagens que fizeram parte tanto da vida de Mara Lúcia quanto dos atores, como no caso de Eliana Cerigatto, amiga da vítima e mãe de Fábio Valério, um dos participantes do espetáculo. Os relatos de Eliana inspiraram o filho e amigos a investigar a história.

Após entrevistar jornalistas e outras pessoas que acompanharam o caso na época, Fábio e Andressa Francelino, também do Protótipo, procuraram o diretor Marcelo Soler e a preparadora Georgette Fadel, que contribuíram para a construção dramatúrgica do espetáculo. Assim, os autores conceberam um drama que não somente trata da violência sofrida por Mara Lúcia, mas também de sutilezas de uma vida interrompida tão precocemente.

Ainda durante o processo de elaboração da peça, o grupo buscou inspiração também na literatura, em um mergulho na obra “Memórias do Subsolo”, do autor russo Fiódor Dostoiévski. O livro traz em seus textos uma espécie de sequência de versos cênicos que tratam sobre a sensação de insuficiência diante do inexplicável, sensação semelhante à sentida pelos autores diante da história de Maria Lúcia.

Confira a sinopse:
A morte brutal de uma menina de nove anos, Mara Lúcia, em 1970 na cidade de Bauru é o disparador para uma sequência de cenas poético documentais que buscam tentar entender a brutalidade de ontem que persiste no hoje. As lembranças de uma amiga de Mara, fragmentos do texto Memórias do Subsolo de F. Dostoiévski, reportagens sobre o fato e o próprio assombro dos artistas envolvidos se misturam na construção em cena de uma memória fabricada.

Serviço
"Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está", Grupo Protótipo
Espetáculo Teatral | Drama | 70 minutos
Data: 19 de julho
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”, localizado na avenida Nações Unidas, 8-9.

Últimas notícias