Bauru - 16/08/2019 - 09h55

Observatório celebra 10 anos e promove evento neste sábado


 
Neste sábado (17), das 19h às 22h, o Observatório da Unesp convida a população de Bauru e Região para o evento de comemoração pelas 10 voltas ao redor do Sol que o Observatório está completando. Este evento também faz parte da agenda oficial das comemorações do aniversário da cidade de Bauru.
 
É o primeiro atendimento público do segundo semestre, que inaugura também a volta das atividades depois das férias, inclusive atendimentos escolares (para agendar sua escola, acesse: obsbauru.simplybook.me ).
 
O evento deste sábado seguirá os parâmetros de sempre, com telescópios, oficina infantil, identificação do céu e "lojinha"; no entanto, dessa vez, ao invés da palestra ser sobre um único tema, serão dois, que se alternarão conforme o evento. 
 
A primeira palestra será sobre as ações atuais do Observatório, sua equipe e as atividades com pesquisa e divulgação científica que desenvolve. É uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam as pesquisas dentro de uma Universidade, a importância da educação e os benefícios que essas atividades implicam para a comunidade.
 
A segunda será sobre o Programa Apollo, um conjunto de iniciativas coordenado pela agência estadunidense NASA (em inglês, National Aeronautics and Space Administration) com o intuito de levar o homem à Lua durante os anos de 1961 a 1972. A palestra celebrará os 50 anos que a primeira pessoa pisou na Lua em 1969.
 
Presente de aniversário
O Observatório acaba de ganhar mais um telescópio, que foi doado por meio de verba de um projeto do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Pós Graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru. Este projeto foi financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e permitiu a aquisição de um telescópio eletrônico e com uma definição de imagem incrível. 
 
Junto com o Observatório, o Grupo de Radioamadores de Bauru (GBR) e a AMSAT-BR celebrarão dois anos da instalação da repetidora PY2KDE (147,180MHz - 77Hz). No próprio Observatório, eles realizarão uma demonstração pública de radioamadorismo, incluindo atividades práticas como, por exemplo, transmissão de mensagens através de voz, código morse e até uma transmissão de FAX colorida. 
 
O evento é gratuito e aberto para todas as idades, sem necessidade de inscrição ou cadastro prévio. 
 
Serviço
10 Anos do Observatório
Data: 17/08/2019
Horário: 19h às 22h
Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses (dentro do IPMet)
 
Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru
Contato: [email protected] | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030
Últimas notícias