Bauru - 19/09/2019 - 14h55

Bauru terá atos na Mobilização Global pelo Clima

Redação/Assessoria

Nesta sexta-feira (20/09), o Comitê pelo Clima – Bauru promove atividades na Mobilização Global pelo Clima. Em todo o planeta, pessoas irão às ruas em protesto por ações de combate às mudanças climáticas.

A Mobilização pelo Clima é inspirada no movimento Fridays For Future (Sextas pelo Futuro), liderado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Desde o ano passado, às sextas-feiras, ela passou a protestar diante do parlamento sueco com um cartaz feito à mão que dizia simplesmente: “Greve Escolar pelo Clima”.

A Crise Climática é uma realidade. “Os níveis de interferência humana na Terra têm alcançado limites perigosos: desmatamento em massa, biomas sendo transformados em pasto e monocultura, queimadas ilegais, ecocídios, poluição, mineração violenta e rompimento de barragens, uso massivo de agrotóxicos e suas consequências para o meio ambiente e a saúde humana, grande produção de resíduos sólidos e seu descarte incorreto. Todas essas são questões urgentes para a sociedade”, explica a porta-voz do Comitê, Fabiana Silva.

Em Bauru, as ações começam nesta sexta-feira, a partir das 17h, em frente à Câmara Municipal, no Centro. Durante o ato, serão distribuídos desinfetante natural (não poluente), mudas e sementes. Os participantes também vão orientar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos e receber materiais recicláveis, que depois serão destinados aos Ecopontos.

No encerramento, será realizado um piquenique vegano coletivo e um bate-papo sobre veganismo e o impacto ambiental da alimentação. Os participantes devem levar uma comida vegetariana para ser partilhada, com uma plaquinha identificando qual é o alimento e seus ingredientes. Além disso, todos são estimulados a levar uma canga ou toalha e seus próprios talheres, copos e guardanapos de tecido, uma vez que não será estimulado o uso de descartáveis.

Após a Mobilização Mundial pelo Clima, o Comitê manterá e ampliará suas atividades. A primeira será no dia 05 de outubro, com a promoção de uma oficina de hortas domésticas.

O Comitê destaca que todas as atividades são gratuitas e que a população de Bauru e Região está convidada para integrar as ações.

Comitê pelo Clima – Bauru
O Comitê pelo Clima iniciou os trabalhos em agosto de 2019, com objetivo de debater temas relacionados às políticas socioambientais em Bauru e pautas ligadas à situação climática do Brasil. Todos os interessados podem participar dos encontros e atividades. Para acompanhar a agenda, basta acessar as redes do Comitê: facebook.com/baurupeloclima e instagram.com/baurupeloclima.
 

Últimas notícias