Bauru - 06/09/2019 - 16h25

Observatório promove evento em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica


Neste sábado (07/09), das 19h às 22h, o Observatório Observatório Didático de Astronomia da Unesp estará aberto para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica.

O tema deste sábado será a Química do Universo e as palestras, ministradas por duas monitoras da área de Química, vão tratar do assunto. Além disso, serão as realizadas as demais atividades como observação com vários telescópios, oficina infantil, reconhecimento do céu, binóculo na Cúpula e divulgação das lembrancinhas do Observatório.

O evento, como sempre, é gratuito e dispensa inscrição prévia.

Comemoração
Em 2017, a UNESCO definiu em Reunião Plenária que 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT 2019 - sigla em inglês) por dois grandes motivos. Em primeiro lugar, o evento lembra de um grande feito que aconteceu em 1869, quando o cientista russo Dmitri Mendeleev descobriu o Sistema Periódico ao começar a organizar os elementos químicos em cartões de acordo com suas massas e propriedades. Além disso, o IYTP comemora 150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos, em busca de ajudar a reconhecê-la como uma das maiores e mais importantes conquistas da ciência moderna.

O evento tem o intuito de promover em todas as partes do mundo reflexões sobre como esse avanço reflete também as essências de outras ciências puras, como a Física e Biologia. É uma oportunidade perfeita para reflexão sobre história, tendências e perspectivas mundiais sobre ciência, o papel das mulheres na pesquisa científica e os impactos da Química no desenvolvimento sustentável.

Serviço
Data: 07/09/2019
Horário: 19h às 22h
Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses.
Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru
Contato: [email protected] | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6039

Últimas notícias