Bauru - 08/11/2019 - 09h50

Observatório de Astronomia relembra 100 anos da Teoria da Relatividade


Neste sábado  (09/11), das 19h às 22h, o Observatório Didático de Astronomia da Unesp Bauru relembrará alguns aspectos históricos e a relevância da Teoria da Relatividade de Einstein, que completa 100 anos em 2019.

E o que o Brasil tem a ver com isso?
A palestra no Observatório mostrará imagens reais e recortes dos jornais da época, explicando como a participação do Brasil foi fundamental para provar que Einstein estava certo e que uma nova compreensão do Universo surgiria a partir daí.

Estes dados científicos foram formalmente apresentados em uma sessão solene da The Royal Astronomical Society em 6 de novembro de 1919. E em 9 de novembro de 2019, 100 anos depois, aqui no Observatório, o graduando em Física, Luiz Carlos Tannous Del Nero, ministrará a palestra intitulada “As crônicas de Einstein e o eclipse no Brasil”.

O Observatório também relembrará o “Carl Sagan Day”, mundialmente celebrado todo dia 9 de novembro, a fim de comemorar as importantes ações deste famoso divulgador da Astronomia. Vários telescópios estarão montados para as pessoas observarem gratuitamente a Lua crescente e os anéis do planeta Saturno ao vivo. Dentre os instrumentos, estará o maior telescópio newtoniano da região.

O evento terá ainda atividades lúdicas infantis, sorteio de brindes e atividades de reconhecimento de constelações a olho nu. Em caso de céu totalmente encoberto as observações serão suspensas, mas as demais atividades ocorrerão normalmente.

O atendimento público é gratuito e não é necessário agendamento antecipado.

O Observatório fica nas dependências do IPMet, na Estrada Municipal José Sandrin, s/n - Chácaras Bauruenses.

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru
Contato: [email protected] | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030

Últimas notícias