Bauru - 10/11/2019 - 06h45

Observatório estará aberto para 'Trânsito de Mercúrio'


Nesta segunda-feira (11/11), o Observatório abrirá suas portas para visitas escolares e do público geral, entre 9h30 e 15h, para observar o “Trânsito de Mercúrio”.

Trata-se de um fenômeno relativamente raro no céu, no qual por um momento específico os planetas Terra e Mercúrio ficam perfeitamente alinhados com o Sol no espaço, proporcionando uma visão espetacular de Mercúrio passando na frente do disco brilhante do Sol.

Dito em palavras simples, é como se Mercúrio estivesse tentando eclipsar o Sol, assim como a Lua faz durante um eclipse solar. No entanto, pelo fato de Mercúrio ser um planeta pequeno e estar bem distante da Terra, o que os visitantes poderão observar com o telescópio solar do Observatório é simplesmente uma “bolinha” escura (Mercúrio) bem na frente do disco do Sol. Este fenômeno ocorreu em 2016 e o próximo será só em 13 de novembro de 2032.

Observatório e escolas
O evento do Observatório, que está registrado no site internacional da IAU pelo link http://www.iau-100.org/astro-day-schools, é uma ação para aproximar a Astronomia do ambiente escolar, colaborando com a recente iniciativa da União Astronômica Internacional (IAU), o "Dia da Astronomia nas Escolas".

O projeto da IAU foi pensado para encorajar toda a comunidade astronômica mundial, profissionais e astrônomos amadores, cientistas diversos e professores, a elaborar ações educativas relacionadas à Astronomia nas escolas no mês de novembro, especialmente entre os dias 10 e 17 e o Observatório se identifica com essa ação.

Não há necessidade de agendamento prévio e o evento é gratuito. Em caso de céu encoberto, o fenômeno não poderá ser observado.

Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto", Estrada Municipal José Sandrin, s/n - Chácaras Bauruenses.

Últimas notícias