Bauru - 18/02/2020 - 17h40

Inscrições abertas para grupo de orientação nutricional para diabéticos


Pacientes diabéticos e seus familiares têm até o dia 27 de fevereiro para se inscrever no grupo "Nutrição e Diabetes", promovido por docentes e alunos de Nutrição das Faculdades Integradas de Bauru (FIB).

Serão quatro reuniões, com duração de uma hora, e uma oficina de culinária com preparações doces e salgadas adequadas aos pacientes diabéticos.

O grupo será conduzido pela professora Taís Baddo e por alunos do 4º ano de Nutrição. De acordo com a docente, as reuniões serão dinâmicas, com apresentação de informações sobre alimentação equilibrada e a relação com o diabetes.

Além disso, nesta edição, o grupo contará com o apoio do curso Educação Física da FIB (com instruções sobre a prática de atividade física) e com os alunos  de Podologia do Senac, que irão avaliar os pés dos diabéticos e ensiná-los sobre cuidados com os calçados.

Os participantes também terão a oportunidade de compartilhar vivências e perspectivas. "Desmistificaremos mitos alimentares relacionados ao diabetes. Toda reunião daremos dicas, receitas e ideias para tornar o dia a dia mais prático", completa Taís.

O grupo tem como objetivos:

  • Assistir aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus, envolvendo-os no processo de autocuidado.
  • Motivar os pacientes portadores de Diabetes a realizarem uma alimentação equilibrada na busca pelo controle da glicemia, qualidade de vida e bem- estar.
  • Realizar ações de educação nutricional para promover mudanças no estilo de vida por meio de uma alimentação simples e acessível.
  • Estimular a prática de atividade física  de acordo com o perfil do participante.


Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (14) 2109 62 33 de segunda a quinta-feira (das 8h às 11h30) até 27 de fevereiro.

A primeira reunião será realizada no dia 05 de março, das 09h às 10h, na Clínica de Nutrição da FIB, no campus da instituição.

Diabetes Mellitus
De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz.

A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue e é fundamental para manutenção do bem-estar do organismo, que precisa da energia dela para funcionar. No entanto, altas taxas de glicose podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Já segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

O Ministério da Saúde aponta como os principais sintomas do diabetes:

  • Sede, fome e cansaço em excesso.
  • Perda de peso rápida e involuntária.
  • Hálito modificado.
  • Visão embaçada.
  • Vontade de urinar várias vezes ao dia.

Serviço:
Grupo "Nutrição e Diabetes".
Inscrições: de 10 a 27 de fevereiro, pelo telefone (14) 2109-6233 (Clínica de Nutrição).
Informações: (14) 2106-6207 ou  (14) 99822-3829 WhatsApp.
Atividade gratuita.

Últimas notícias