Cultura - 29/09/2018 - 10h25

24ª Arte sem Barreiras começa nesta segunda-feira

Redação/Assessoria
 
 
 
 
Será realiza nos dias 01,03 e 04 de outubro a 24ª “Arte sem Barreiras”. A atividade é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, com a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Estadual Paulista - Unesp e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Bauru – Comude.
 
A abertura do evento será nesta segunda-feira (01/10), a partir das 14h, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”. A entrada é gratuita. 
 
No dia 3 de outubro, às 9h, será realizada a palestra “Tecnologia Assistiva Aplicada em Educação e Cultura”, também no Teatro Municipal. A participação é gratuita e os interessados em obter certificado devem enviar um e-mail até o dia 02 de outubro para [email protected], com nome completo, RG e telefone, com o assunto: “Palestra Arte sem Barreiras”. 
 
Sobre a Palestra 
Os palestrantes, Robert Mortimer e Leonardo Gleison Ferreira, vão demonstrar como a tecnologia assistiva tem sido utilizada como ferramenta de inclusão para que as pessoas com deficiência possam ter mais independência e autonomia na sociedade. 
 
Robert Mortimer estudou Engenharia Eletrônica e Ciências da Computação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e trabalhou durante seis anos na Perkins School for the Blind, a mais antiga escola cegos dos EUA. Há 21 anos, trabalha na Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), onde coordena o departamento de tecnologia assistiva. 
 
Leonardo Gleison é técnico em tecnologia assistiva da Laramara, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, consultor de acessibilidade web, membro do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade na Web da empresa W3C, além de ser graduando em Engenharia da Computação. 
 
“Nesta palestra, especificamente, vamos falar sobre o contexto histórico das tecnologias assistivas e como as grandes empresas de tecnologia, como a Microsoft e Google, têm investido e trazido avanços importantes nesse setor, com foco na deficiência visual”, explica Robert Mortimer. 
 
O encontro tem como público-alvo estudantes e professores de diferentes áreas, profissionais que atendem pessoas com deficiência, e qualquer pessoa que deseja conhecer ou se aperfeiçoar em tecnologia assistiva. 
 
Confira a programação completa da 24ª edição do Arte sem Barreiras.
 
01/10 - Segunda-feira, às 14h: 
- Apresentação de tango com aluno Márcio Felix e professora Lidiane Lunardeli da APAE Bauru; 
- Apresentação da Turma Avançada de Percussão do Projeto Guri – Polo Bauru sob coordenação do educador Silvio de Albuquerque Hamilton; 
- Mostra de curtas sobre pessoas com deficiência (com audiodescrição e libras) e debate sobre acessibilidade audiovisual, organizado pelo grupo de Pesquisa “Mídia Acessível e Tradução Audiovisual (MATAV), da Unesp/Bauru. Curtas: “Sobre o Amor” (Direção: Tofik Shakhverdiev) e “Inclusive Elas” (Direção: Ana Beatriz Stamato). 
 
03/10- Quarta-feira 
09h- Palestra “Tecnologia assistiva aplicada em educação e cultura” com os colaboradores do LaraTec – Centro de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual Robert Mortimer e Leonardo Gleison Ferreira. 
10h “Rádiodrama” – apresentação de peça teatral do Lar Escola Santa Luzia,adaptada pela Biblioteca Falada da UNESP/Bauru. 
14h- Apresentação artística de usuários das Entidades que atendem pessoas com deficiência de Bauru e região ( Sorri/ Bauru, Divisão de Ensino às Artes-DEA, APAE Lençóis Paulistas e SEID). 
 
04/10- Quinta-feira 
14h- Apresentação artística de usuários das Entidades que atendem pessoas com deficiência de Bauru e região ( APAE Bauru, APAE Botucatu, APAE Jaú, Lar Escola Santa Luzia para Cegos).
 
Mais informações podem ser solicitadas na Secretaria Municipal de Cultura, nos telefones (14) 3232-4343 / 3232-9493.
 
Últimas notícias