Cultura - 04/04/2019 - 08h05

Estudantes de moda promovem festival com música, arte e desfiles

Redação



Com o objetivo de aproximar a população do universo fashion e levar informação sobre moda inclusiva e sustentável, os alunos do Técnico em Produção de Moda, do Senac Bauru, promovem o MIA Festival. O evento será hoje (04/04), das 19h às 22h, no Teatro Municipal e Centro Cultural de Bauru.

Resultado do trabalho de conclusão de curso, o evento gratuito terá atividades simultâneas de arte, música, desfile de moda e roda de conversa, além do lançamento de uma coleção de roupas agênero, elaborada por um aluno do Senac. A proposta é quebrar o paradigma de que a moda é seletiva, mas sim, inclusiva e que vai além da peça de roupa vestida.

Destaque do evento, a roda de conversa O Papel da Mulher no Mercado da Moda, das 20h às 20h45, abordará temas sobre carreira, vivências profissionais e o empreendedorismo no segmento. Participam da atividade a modelo internacional Amanda Fernandes, de Jaú, as criadoras do Bazar do Desapego, as bauruenses Mayra Ferraz e Tamylin Silva, além da jornalista Mirella Cabaz e da cabeleireira e maquiadora, Jenifer Nathaly.

Outra atividade que promete despertar o interesse do público é o Guarda-roupa Coletivo, que estimulará a troca de roupas, em bom estado, entre os participantes, doadas pelas pessoas no evento. 

Para Bruna Gomes do Nascimento, docente da área de moda, “essa é uma forma interessante que os alunos encontraram para aplicar o conceito do upcycling, termo utilizado para a reutilização criativa da peça de roupa, e promover a reflexão sobre o consumo consciente.”

Programado para às 21h, o Desfile de Moda apresentará ao público marcas de roupas de Bauru e de produtores locais, como a La Femme e Bella Toca, além do lançamento da REV, coleção de moda agênero, confeccionada por Renan Vital, aluno do Técnico em Produção de Moda do Senac Bauru. Ele traz no conceito street wear, a tendência da moda genderless, roupas que podem ser usadas por ambos os sexos.

“Ao apresentar minha coleção quero quebrar alguns paradigmas sobre o que é masculino ou feminino e transmitir a mensagem de que a pessoa pode vestir aquilo que se sente bem”, explica Renan.

Com o MIA Festival, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos, habilidades e valores trabalhados em sala de aula. “O Senac atingiu seu objetivo, que é formar profissionais comprometidos com o impacto do seu trabalho no dia a dia das pessoas, contribuindo com o desenvolvimento da comunidade”, afirma Bruna. 

Para conferir a programação completa do MIA Festival, os alunos do Senac Bauru criaram uma página no Facebook (@miafestivalbauru), onde é possível acompanhar mais informações das atividades e atrações agendadas.

Programação:

  • 19h às 20h: Guarda-roupa Coletivo; Lounge; Exposição de Fotos; e Apresentação Musical de Lizze Ferrer e Okiishi;
  • 20h às 20h45 - Roda de Conversa: O Papel da Mulher no Mercado da Moda;
  • 21h: Desfile de moda La Femme Moda Feminina; Bella Tocca Plus; REV Street e Sapattu Mania;
  • 21h30: Batuque das Marias.


Serviço:
MIA Festival
Data: 4 de abril de 2019
Horário: das 19h às 22h
Local: Teatro Municipal de Bauru/Centro Cultural
Endereço: Avenida Nações Unidas 8-9 – Centro – Bauru/SP
Informações: @miafestivalbauru
Participação gratuita

Últimas notícias