Cultura - 19/07/2019 - 12h00

Bauru recebe espetáculo de dança do passinho

Redação/Assessoria
 
Neste domingo (21/07), Bauru recebe a Companhia de Dança Passinho Brazil, do Rio de Janeiro, pelo Circuito Cultural Paulista. O grupo irá apresentar na Praça da Paz, às 19h30, o espetáculo “Favela Digital”, que presta um tributo ao passinho, um estilo de dança e movimento cultural que surgiu nas comunidades cariocas. 
 
O Circuito Cultural Paulista tem apoio da Prefeitura Municipal e é patrocinado pela Lwart Lubrificantes, com execução da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte e realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Cidadania. 
 
A companhia Passinho Brazil é a primeira companhia de dança deste gênero no país. Criada em 2013 por Byron Mendes, que é diretor geral, hoje possui também Henrique Talmah como diretor artístico. A Companhia tem sede no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, com uma estrutura de escola de dança e já possui vivência internacional. 
 
O passinho 
Estilo de dança e movimento cultural, o passinho nasceu associado ao funk, nas comunidades do Rio de Janeiro e se popularizou pelo Brasil inteiro. 
 
O passinho carrega traços de diversos estilos de dança, como frevo, samba, funk, hip hop, dança contemporânea, hip-hop e pop. É essa mistura de gêneros que o faz tão singular, como ressalta Byron, diretor artístico do grupo: “O passinho começou com meninos que criavam uma maneira própria de dançar. Com essa mistura de danças, ele tem um aspecto antropofágico muito intenso, que faz parte do DNA dele”. 
 
A “Favela Digital” 
O espetáculo “Favela Digital” mostra ao público as origens do passinho, movimento cultural derivado dos bailes funks cariocas. A apresentação conta ainda com a técnica de projeção “vídeo mapping”, que irá sobrepor imagens virtuais no espaço de apresentação. Mas a mistura com a tecnologia remete também à internet, local em que a dança se popularizou. A ideia do espetáculo é, justamente, prestar um tributo ao movimento. 
 
Byron ressalta que existe uma relação muito próxima entre o passinho e a internet. “O grande difusor foi o Orkut. As pessoas gravavam as coreografias e postavam nas redes, existiam grandes comunidades e grupos na internet para os adeptos. Hoje o sucesso ainda é imenso tanto que um dos canais mais acessados no youtube é o Kondzilla, que é de funk”. 
 
Companhia Passinho Brazil 
Criada em 2013, no complexo da Penha - zona norte da cidade do Rio de Janeiro, a companhia é considerada a primeira do gênero no país e possui formato de escola de dança, com professores e toda estrutura técnica para uma melhor qualidade de aprendizado, criação e prática. 
 
O grupo já se apresentou em locais como o Festival Internacional de Dança de Cabo Frio, Festival de Inverno de Petrópolis, Festidança de São José dos Campos, Dança Ourinho - SP, Virada Paulista, Rio 2016, Sescs- itinerância - e em turnê nacional patrocinada pela Caixa Cultural nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo. Atualmente a Companhia conta com 8 bailarinos fixos e 2 suplentes. 
 
Serviço
Circuito Cultural Paulista: Favela Digital 
Companhia de Dança Passinho Brazil 
Data: 21/07 
Horário: 19h30 
Local: Praça da Paz - Bauru 
Gratuito
Últimas notícias