Cultura - 25/07/2019 - 14h40

Vozes do tempo: plataforma conta a história de Bauru por meio de audiotour

Redação/Assessoria


Nesta quinta-feira (25/07), será lançado no Espaço Criasom, às 20h, a plataforma multimídia Audiotour Bauru - Vozes do Tempo. A ferramenta é como um mapa sonoro da cidade de Bauru: os arquivos de áudio disponíveis na plataforma servem de guia para visitar a cidade em momentos diferentes da história. A ferramenta foi desenvolvida com patrocínio do Programa de Estímulo à Cultura do Município de Bauru - edital 2017. O site é: www.vozesdotempo.com.

Presentes nos mais importantes museus do mundo, os audioguias, como são conhecidos, têm se tornado uma tendência tanto em passeios turísticos, quanto em projetos educativos, a exemplo da cidade de São Paulo, que lançou recentemente uma série de roteiros a pé, audioguiados, que nos levam a conhecer seus patrimônios, seus monumentos, sua história, seus personagens notórios. Outras cidades ao redor do mundo também tem criado iniciativas similares.

João Correia é diretor de criação do projeto, feito em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento e Integração Social, Cultural e Educacional - INDISCE. Segundo ele, o Projeto também tem um cunho educativo, e deve ser apresentado para o Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal: “Esperamos que as escolas utilizem o material. O site possui todos os roteiros disponíveis e os áudios transcritos, além de um quiz com 10 perguntas para cada roteiro”. Além disso, a plataforma também pode ser uma ferramenta para pessoas portadoras de deficiência visual: “apesar de não ser o foco principal, automaticamente ela se torna inclusiva para esse público”, ressalta João.

Contemplado pelo PEC- Programa de Estímulo à Cultura, o site foi desenvolvido no período aproximado de 1 ano. Para ser produzido, foi necessário realizar entrevistas com pesquisadores e pesquisa de campo nos locais definidos para serem mapeados.

Como funciona
O guia é simples: São três passeios a pé que utilizam como recurso um arquivo de áudio (em mp3, formato mundialmente utilizado), que pode ser ouvido em qualquer aparelho de som (player), incluindo celulares e smartphones. Se tiver um fone de ouvido a experiência torna-se mais completa. A partir daí, basta deixar-se levar pela narração, pelos efeitos sonoros, pela ambientação e pela narrativa empolgante que conduz o caminhante pela cidade, aprendendo enquanto se diverte.

Os roteiros possuem 45 minutos cada, que abordam três períodos da história de Bauru: 1850, quando a cidade era apenas um aglomerado de fazendas e terras; final do século XIX, quando o traçado urbano começa a se desenvolver; e o começo do século XX, com a instalação das primeiras linhas férreas da cidade. Os arquivos de áudio poderão ser baixados, bem como os roteiros.

Serviço
Lançamento da plataforma: Audiotour Bauru - Vozes do Tempo
25 de julho, quinta-feira
Local: Espaço Criasom
Horário: 20h
Rua Célio Daiben, 11-12. Jardim Estoril
Link da plataforma: www.vozesdotempo.com

Últimas notícias