Cultura - 24/08/2019 - 11h25

Museu Ferroviário Regional comemora 30 anos com programação especial

Redação/Assessoria


O Museu Ferroviário Regional de Bauru está completando 30 anos de funcionamento ininterrupto dedicados a difusão e preservação de patrimônio histórico ferroviário. Em comemoração a esta importante data, uma programação especial terá início nesta segunda-feira (26/08). A comemoração do aniversário faz parte do calendário de eventos de aniversário da cidade.

O Museu Ferroviário é importante para a cidade porque é uma parte de sua identidade, como ressalta Luiza Barbosa, Museóloga da Secretaria Municipal de Cultura. “A cidade se desenvolveu a partir das ferrovias. Hotéis surgiram para abrigar viajantes, o comércio se desenvolveu e hospitais também se tornaram necessários na época”, conta Luiza

As ações começam às 14h, com o anúncio dos novos projetos e ações previstas no Museu até agosto de 2020. Após a cerimônia de abertura, às 14h30, haverá a entrega do Mérito Museu Ferroviário. O Mérito é uma premiação para aqueles que dedicam-se à preservação da memória ferroviária. Os premiados foram votados pela equipe do Museu e serão homenageados no evento.

Às 15h, será feita a entrega do “Carro Pedagógico”, um carro ferroviário datado da década de 1950 da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, completamente restaurado por meio do Programa de Estímulo à Cultura Municipal - edital de 2017. A realização e idealização do projeto denominado “Ferrovia é Cultura” é da Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru. O carro é o único exemplar de material rodante da Estrada de Ferro Sorocabana integrante do acervo do museu e será resignificado como espaço para atividades educativas, dedicadas a público de todas faixas etárias.

No mesmo dia haverá também a inauguração do Deck, espaço construído no Museu como parte integrante da Praça Kaingang: “Entendemos que o Museu é um espaço de pertencimento e incentivamos que as pessoas venham e usem esse espaço”, ressalta Fabiana.

Já no dia 27, outra atividade dá sequência e complementa as atividades comemorativas. A partir das 13h haverá, no próprio Museu, o “Ateliê aberto”. Essa ação abordará os bastidores do museu, apresentando os procedimentos de conservação preventiva e pequenos reparos do acervo.

Nos dias 28 e 29 o Museu recebe o Encontro Paulista de Museus Itinerantes - EPMi, realizado pelo SISEM, no SESC de Bauru, com a presença de representantes de museus de Bauru e região. As atividades terão início às 8h e seguem até as 18h, com a presença de Alex Sanches Gimenez, que falará sobre o processo de acondicionamento, higienização e conservação do acervo do Museu Ferroviário de Bauru e Luiza Barbosa, que abordará a recuperação e restauro de obras do acervo da Pinacoteca de Bauru. A inscrição para participar das oficinas é feita por meio da plataforma ADA, disponível no site do SISEM.

Segundo Fabiana Rocha, historiadora e funcionária do Museu Ferroviário, as comemorações vão além desta semana. “De agosto de 2019 a agosto de 2020, todas as atividades serão em comemoração a esses 30 anos”, explica Fabiana.
 

Últimas notícias