Cultura - 13/09/2019 - 14h10

8º FACE Bauru traz diversas atrações nesse fim de semana


O 8º Festival de Artes Cênicas (FACE) de Bauru traz neste fim de semana, uma variedade de espetáculos. O Festival é uma uma realização da Secretaria de Cultura e do grupo Protótipo Tópico - que também é o idealizador do Festival, e tem o apoio do Coletivo Boitatá; Bodega; SESC Bauru; Ótica Prince e restaurantes Baitacas, Citys Burguer, Ville Lounge e Bom Motivo Restaurante.

Para inaugurar o Festival, a programação conta com a coreografia de Arilton Assunção, “Morte e Vida Severina”, interpretada pela Companhia Estável de Dança de Bauru. Utilizando a linguagem corporal como o principal elemento do espetáculo, a coreografia é inspirada no Poema “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1955. O trabalho coreográfico faz uma releitura da dificuldade do personagem Severino em sua jornada do sertão ao litoral, mostrando que o tema do poema continua atual.

Já no domingo, quatro atividades do festival irão acontecer. A oficina “O corpo que fala” será ministrada pela performer e diretora Yael Karavan, às 14h30. A artista estudou com mestres de todo o mundo e desde 1999 ministra workshops internacionais, dirigindo espetáculos de artistas e companhias na Europa e Brasil. Nessa oficina, destinada para maiores de 18 anos, Karavan explora algumas das principais questões para o performer e oferece uma variedade de ferramentas e possibilidades para o estudo da ‘presença’ no processo criativo: metamorfoses, ritmo, intenção, imagens e contraponto, através de uma relação criativa com o material, objetos e espaço. “ ́Eu vejo o corpo como a mais primordial ferramenta de comunicação e, sendo assim, preciso combinar vários aspectos da performance, para ampliar suas possibilidades”, explica Karavan. Para participar não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local minutos antes do início da atividade.

Às 21h a artista volta com a performance “Fios Vivos”, criada e apresentada por Yael Karavan, é inspirada no trabalho da artista italiana Sandra Tomboloni. Karavan criou essa performance dando uma ênfase especial a sua pesquisa artística atual, à procura de formas para combater a tendência política mundial de divisão, separação, em busca de novos modos de conectar pessoas fisicamente.

O Festival conta ainda com a apresentação da Cia Achadouros, com o espetáculo “Os Lavadores De História”, no Sesc Bauru, às 16h. O espetáculo conta a história de Urucum, Tom Tom e Jatobá são lavadores de histórias que, todas as noites visitam quintais da infância para lavar o que ali fora esquecido e revelar memórias. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com as personagens e segredos de cada história revelada. (espetáculo com cobrança de ingresso)

O Teatro Municipal também será local de espetáculo com a Faces Ocultas Cia de Dança, que irá apresentar o espetáculo “O lago dos Cisnes”, do coreógrafo Arilton Assunção. O espetáculo, que terá início às 19h, propõe que o público faça uma regressão ao passado, atravessando os desacertos, inadvertências e anuências da sociedade em relação ao seu pessoal, conduzindo o objetivo real como forma de negligência, ou simplesmente um desabafo político e social às cláusulas particulares em relação a cada no público.

Para a programação completa está disponível aqui. acesse:


Serviço
8º Festival de Artes Cênicas - FACE


Sábado, 14
MORTE E VIDA SEVERINA
Com Cia Estável de Dança – Bauru/SP
20h30
Teatro Municipal
Classificação livre, gratuito

Domingo, 15
OFICINA “O CORPO FALA”
Com Yael Karavan – Reino Unido
14h30 às 17h30
Local: Escola Sirius de Teatro
Gratuito

ESPETÁCULO OS LAVADORES DE HISTÓRIA
Cia. dos Achadouros – São Paulo/SP
16h
Local: Sesc Bauru- Avenida Aureliano Cardia, 6-71
R$2,00 / R$4,00
Grátis para Credencial Plena e crianças até 12 anos.

ESPETÁCULO DE DANÇA: O LAGO DO CISNE
Faces Ocultas Cia de dança – Salto/SP
19h
Local: Teatro Municipal- Avenida Nações Unidas, 8-9
Classificação: 14 anos, gratuito

PERFORMANCE FIOS VIVOS
Yael Karavan – Reino Unido
21h
Local: Espaço Protótipo- Rua Monsenhor Claro, 2-57 - Centro
Gratuito

Últimas notícias