Cultura - 26/10/2019 - 08h35

Grupo Ato apresenta espetáculo infantil sobre a história de Bauru neste sábado

Da Redação
 

Neste sábado (26), o Grupo Ato comemora 30 anos de teatro com uma apresentação infantil gratuita no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, às 16h, realizada em parceira com a Secretaria de Cultura.

Além da peça haverá uma exposição fotográfica com imagens que contam a história do grupo. A peça, que é uma encenação sobre a origem de Bauru, foi desenvolvida pelos integrantes do Ponto de Cultura Gente Legal, que é coordenado pelo Grupo Ato desde 2011.

No dia da apresentação também terá início a exposição fotográfica “Grupo Ato – 30 anos de teatro além do palco”, no hall do auditório "Helvécio Barros", que ficará aberta para visitação até o dia 31 de outubro. A exposição contém painéis com imagens e reportagens, que contam toda a trajetória da companhia teatral bauruense. A exposição é gratuita e livre para todos os públicos.



Sinopse

A peça conta a história de Lucas, um menino de 9 anos que estuda em uma escola pública. Ele é considerado pela professora um garoto a frente do seu tempo.
O pai de Lucas é funcionário de uma grande indústria da cidade e sua mãe dedica todo o seu tempo cuidando da família.Um dia, sua professora dividiu a turma em vários grupos para passar uma tarefa: uma pesquisa sobre a origem da cidade de Bauru.
A missão de Lucas foi pegar os livros na biblioteca da escola, mas um deles chama sua atenção. Chegando em casa ele não perde tempo para saber mais sobre a história.

Grupo Ato

Em 1989, o casal Elisabete Benetti e Carlos Batista deixou a capital para apostar na formação do Grupo Ato em Bauru. Sua origem antecede até mesmo a inauguração do Teatro Municipal, que só teve sua obra concluída e portas abertas para o público 19 anos atrás.
De lá até agora foram montadas 20 peças profissionalmente, sendo que delas três realizaram turnê pelo interior dos estados de São Paulo e Paraná. (Veja o quadro abaixo)
A cada montagem, os artistas foram angariando novos aliados na luta pela disseminação da arte e da cultura. Assim, no ano de 2007 foi firmada parceria com a 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Bauru). A iniciativa viabilizou a realização de temporadas teatrais no auditório da entidade e formação de plateia, como o projeto “Teatro Todo Domingo”.
Em seguida, tem início o projeto “Gente Legal”, que alia o teatro a responsabilidade social. O objetivo é oferecer aos participantes (crianças, jovens, adultos e idosos), não apenas o aprofundamento artístico, mas principalmente a orientação para a vida. No ano de 2011, a proposta torna-se um Ponto de Cultura, sempre com o intuito de ampliar o entendimento de mundo, das comunidades dos Jardim da Grama e Jardim Prudência, pelo viés da arte.
Como reconhecimento por todo seu trabalho, o Grupo Ato recebeu da OAB/Bauru, em 2013, o Prêmio de Direitos Humanos. Única honraria concedida pelo órgão a uma entidade artística do município.
Com a necessidade de buscar outros parceiros e viabilizar novas ações é fundada em 2014 o “Grupo Ato Associação Cultural”. Uma representação jurídica com o objetivo de investir na arte e cultura da nossa sociedade.
Ao longo deste período, todo seu trabalho também tem sido objeto de estudo acadêmico, como inúmeros trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação em Bauru.
Para o diretor Carlos Batista, o reconhecimento pela atuação do Grupo Ato serve de estímulo para que as ações continuem sendo intensificadas. “É muito gratificante olhar para toda essa trajetória e poder comprovar que o teatro é capaz de transformar o ser humano. Nosso objetivo é continuar fazendo a diferença na cidade”, afirmou ele.
O Grupo Ato também é a companhia teatral que permanece em atividade ininterrupta por mais tempo em Bauru. Um verdadeiro exemplo de como a arte pode transformar realidades e vidas.

 

Serviço

Espetáculo “Nossa Cidade, Nossa História”
Data: 26 de outubro de 2019 (sábado)
Horário: 16h00
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Endereço: Av. Nações Unidas, n˚ 8-9
Livre para todas as idades - Entrada gratuita
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência

Últimas notícias