Cultura - 01/11/2019 - 09h50

FILLP de Lençóis Pta começa domingo


Conhecida nacionalmente como a Cidade do Livro, Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) se prepara para sediar a 11ª edição do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), evento que reúne literatura, música, poesia, teatro, cordel, dança e contação de histórias. A abertura será neste domingo (3), a partir das 19h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, e as atrações seguem até o dia 10, sempre das 7h às 21h.

O início da programação da FILLP será marcado pela apresentação do jovem Pedro do Cordel, de Bauru. Em seguida, após a cerimônia de abertura, o cantor Peninha, autor de grandes sucessos como Sozinho, Sonhos, Que Pena, Alma Gêmea, Adoro Amar Você, entre outros, subirá ao palco. Peninha será acompanhado pela Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins.

Como tema para este ano, a organização escolheu o escritor de Taubaté Monteiro Lobato, eternizado pela história do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O escritor lençoense homenageado nesta edição será Nélson Faillace, que tem diversas obras sobre a história e crônicas da cidade.

"Neste ano, realizamos também um concurso literário que vai resultar no lançamento de um livro com os melhores textos durante o Festival. Isso faz parte da proposta do FILLP que é, além de entreter, promover a educação e incentivar a leitura e escrita", ressalta o prefeito Anderson Prado.

De acordo com o maestro Marcelo Maganha, secretário municipal de Cultura, todos os dias, haverá um lançamento literário no evento. Ele cita como destaque a edição especial referente ao 1º Concurso Literário do FILLP 2019, na quinta-feira (7), com textos inéditos de escritores lençoense.

"Mais uma vez, o teatro vai se transformar em um espaço voltado para diferentes manifestações culturais, valorizando o artista local e a popularização da cultura, com uma programação pensada para atender toda a comunidade lençoense e da região, e, o que é melhor, com programações e espetáculos gratuitos".

O FILLP é uma realização do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC), com patrocínio da Bracell e Zilor Energia e Alimentos, produção-executiva da Canta Music Produções e apoio cultural da Lwart e Prefeitura de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Cultura.

PROGRAMAÇÃO
O público do FILLP vai poder conferir o Encontro de Corais de Lençóis Paulista, o Festival Encanta Jovens - Música Sertaneja, os compositores Ronaldo Viola e João Carvalho, Orquestra de Viola e Violão Boca do Sertão, Etapa regional da competição Slam - batalha de versos, Prêmio FILLP, espetáculo de dança Morte e Vida Severina, Banda Sinfônica Jovem, Orquestra de Maracatu e show acústico da banda IRA!.

Segundo a organização, para os oito dias do evento, são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade e visitantes da região. A programação completa está disponível através do link www.facebook.com/festivalintegradolp.

 

 

Últimas notícias