Cultura - 09/03/2020 - 16h35

Em parceria com a Unesp, Cultura oferece curso de leitura dramática em mangá


A Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Ensino às Artes e do Departamento de Proteção ao Patrimônio Histórico, em conjunto com o Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru, oferece o curso “Arte: Leitura Dramática de Macbeth em Mangá”.

O curso tem por objetivo trabalhar novas formas de aprendizado da leitura e será baseado na leitura dramatizada da peça Macbeth, do dramaturgo inglês William Shakespeare, no formato de mangá, que é uma história em quadrinhos (HQs) tradicional japonesa.

A leitura dramatizada é focada na leitura de um texto teatral em que se interpreta uma peça ou parte dela com o texto em mãos. Além de abordar as especificidades desse texto e as particularidades para a adaptação ao mangá, serão apresentados os conceitos das HQs, a história do mangá, a ambientação da história original de Macbeth e seu contexto histórico.

Segundo os organizadores do curso, a leitura dramática exercita o uso de meios inovadores para estímulo à leitura, incentiva o gosto por esta prática e pelo fazer artístico para formulação e entendimento de conceitos e ideias, além de promover o sentimento de pertencimento social.

O público-alvo são docentes e futuros docentes da Unesp e demais instituições de ensino, além de interessados em geral que tenham mais de 16 anos. Os encontros, com 01h30 de duração, acontecerão todas as sextas-feiras, às 15h, do dia 20 de março ao dia 25 de setembro, no Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Unesp Bauru.

As inscrições começam a partir desta terça-feira (10) e seguem até a próxima segunda-feira, 16 de março, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, na Divisão de Ensino às Artes, Av. Nações Unidas, 8-9. As vagas são limitadas e serão preenchidas pelos primeiros inscritos.

O curso será ministrado pela professora Maria do Carmo Monteiro Kobayashi, livre docente do Departamento de Educação da Unesp, e pelos funcionários da Secretaria de Cultura, Susan Lopes e Nilson Batista Jr.

Últimas notícias