Geral - 29/01/2019 - 16h45

Vazamento deixa praias de Arraial do Cabo (RJ) impróprias e irreconhecíveis

Redação/R7

Fotos mostram como era e como ficou a praia do Forno após o rompimento de uma tubulação de água fluvial em Arraial do Cabo. Reprodução internet.

 

O rompimento de tubulações, causado pelas chuvas torrenciais da última sexta-feira (25), deixou três praias e uma lagoa de Arraial do Cabo, na região dos lagos fluminense, impróprias para banho. A Guarda Ambiental Marítima orienta banhistas a evitar o mergulho na Prainha, praia dos Anjos, praia do Forno e Lagos de Monte Alto.

Na segunda-feira (28/01), a Prolagos, concessionária de água e esgoto, coletou amostras na Prainha e praia dos Anjos para avaliar se a água está contaminada. O resultado deve sair em 20 dias.

Um dano na rede de drenagem pluvial, sob responsabilidade da Prefeitura de Arraial do Cabo, teria provocado o vazamento de água poluída na Prainha. Em seguida, a correnteza teria contaminado a praia dos Anjos, praia do Forno e Lagos de Monte Alto. A água não é considerada limpa, porque fica parada no Parque Público do município, onde é represada.

A Prolagos, por sua vez, argumenta que não houve problemas nas redes de abastecimento de água, nem nos cinturões de esgoto sob sua administração.

Nas redes sociais, a administração municipal informou que a tubulação rompida foi fechada pela Secretaria de Serviços Públicos e que as equipes da prefeitura seguem monitorando os prejuízos ocasionados pelas chuvas, atendendo às demandas gradativamente.

Com águas claras e uma vida marinha rica, Arraial do Cabo ganhou a fama como o "Caribe brasileiro".

Últimas notícias