Geral - 15/02/2019 - 11h20

Dengue: Prefeitura de Agudos decreta emergência e vai aplicar multa a 'sujões'

Redação
 
Os proprietários de terrenos e áreas particulares em Agudos (13 quilômetros de Bauru) têm até 5 de março para providenciar a limpeza destes locais sem que sejam autuados. Após essa data, o poder público vai executar o serviço e enviar multa aos responsáveis. A decisão faz parte das ações adotadas pela prefeitura para combater o aumento dos casos de dengue na cidade e integra decreto do prefeito Altair Francisco Silva (PRB) publicado na quarta-feira (13/02).
 
Até essa quinta-feira (14/02), Agudos contabilizava 382 casos confirmados da doença. Pelo decreto, até a data limite, todos os moradores poderão limpar os quintais e terrenos e depositar o material nas calçadas para que os caminhões da prefeitura façam a coleta. Para atender à demanda, o prefeito não descarta a possibilidade de pedir ajuda a empresas e municípios vizinhos, com empréstimos de caminhões e máquinas.
 
O serviço de recolhimento de inservíveis, entulho e restos de poda de árvores já vinha sendo feito desde janeiro por equipes da Vigilância Sanitária, Controle de Vetores, Vias Públicas e agentes comunitários de saúde, que passaram de casa em casa orientando os moradores a deixarem os materiais nas ruas durante Mutirão de Combate à Dengue.
Porém, segundo Altair, parte da população não vinha respeitando as datas determinadas, o que reduziu a eficácia do serviço e gerou um duplo trabalho das equipes, atrasando o cronograma estabelecido. "A prefeitura vai continuar limpando a cidade toda, mas, para que nem prefeitura e nem o cidadão sejam prejudicados, serão 20 dias de prazo para que a população limpe seus quintais. Vamos fazer uma grande operação de limpeza na cidade", declarou.
 
A partir de 11 de março, serão recolhidos apenas restos de podas de árvores mediante agendamento prévio na Secretaria de Meio Ambiente. O prefeito ressaltou a importância da participação da população para que o município consiga frear o aumento dos casos de dengue, evitar outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como chikungunya e zika vírus, e combater a proliferação de animais peçonhentos, como o escorpião.
 
NEBULIZAÇÃO
Na noite de quarta-feira (13/02), a Prefeitura de Agudos iniciou a aplicação de inseticida com o veículo nebulizador da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) nos bairros com o maior número de confirmações da doença para eliminar mosquitos Aedes aegypti adultos. O serviço será feito em quatro etapas, até o dia 7 de março, sempre a partir das 20h.
 
O município também mantém a nebulização feita por funcionários próprios, com equipamentos portáteis, e frentes de trabalho que atuam na limpeza de terrenos e áreas públicos. Para acelerar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue, será mantido o atendimento prioritário em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros e no Centro da cidade.

 

Últimas notícias