Tecnologia - 25/07/2014 - 08h25

Movimenta 'caça' curtidas no Facebook

Franco Junior

A fanpage publica algo no Facebook e, em pouquíssimo tempo, alguém faz um bom comentário (engraçado, criativo e/ou inteligente). Mais alguns segundos e a tal resposta começa a ganhar vida própria, somando cada vez mais curtidas até garantir a primeira posição na lista de "principais comentários". Quando isso acontece, o responsável pela popular resposta "mitou" (do inexistente verbo "mitar", cada vez mais popular no Facebook, ou simplesmente "virar mito").

A prática vem ganhando força entre os usuários do Facebook. Ela funciona com base no algoritmo da rede social, que dá destaque ao conteúdo considerado relevante (com maior número de curtidas e outros tipos de interação). Não é raro o mito conseguir um número de curtidas próximo ao do post original, e as discussões naquele comentário ganharem volume (mesmo que seja com frases irrelevantes, do tipo "submito", "na sombra de sua mitagem serei seu guarda" e "prevejo mitada").

Em algumas fanpages, a "mitagem" tem mais força – é o caso da Fatos Desconhecidos, com cerca de 4 milhões de curtidas. Lá, é visível o esforço na busca por "mitar", que já deu origem até a outras páginas como Eu tento mitar na Fatos Desconhecidos mas sempre tem alguém mais rápido (20,3 mil curtidas) e Acabei de mitar na Fatos Desconhecidos (671 curtidas).

Veja a opinião de quem "mita" ou acompanha esse movimento de "mitagem".   
 

Divulgação/Facebook

Luiz Phellype Alves, 21, criador do site Fatos Desconhecidos
"Mitar começou por brincadeira, mas hoje é como um viral no Facebook. Nunca mitei, mas esse movimento é muito forte na página do Fatos Desconhecidos. Há cerca de um ano, eu achava ruim e tentava banir esse tipo de post. Hoje não me incomodo mais. Dou muita risada com o que leio e acho uma forma legal de o público interagir. Para mitar, é preciso fazer comentários inteligentes e criativos de forma rápida – se demorar, fica difícil chegar ao topo."



Linton Marcelo Möllmann, estudante de farmácia

Divulgação/Facebook


"Às vezes a pessoa consegue, com três palavras, ganhar mais de 1.000 curtidas. É uma popularidade instantânea. Quando você mita, a sensação é a de que virou um astro da televisão: chovem solicitações de amizade no seu Facebook. A dica para ter sucesso é ser rápido como um flash e escrever uma coisa que não tenha nada a ver com o conteúdo postado, porque as frases mais sem sentido são as que mais geram mitos. Vai tentando, que uma hora acontece.


Exemplos de "mitadas":





Últimas notícias