Cultura - 17/08/2019 - 09h25

Abertura Cultural da Semana de Combate ao Preconceito e a Discriminação será nesta segunda


 
Nesta segunda-feira (19/08), às 19h, será realizada a abertura cultural da Semana de Combate ao Preconceito e à Discriminação, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”, na Av. Nações Unidas, 8-9. De forma inédita, o CADS (Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual), a ABD (Associação Bauru pela Diversidade), a CDS (Comissão da Diversidade Sexual da OAB) e a Prefeitura Municipal de Bauru realizam uma noite cultural para marcar o início das atividades, que ocorrem entre os dias 19 e 25 de agosto. 
 
A abertura cultural tem a proposta de integrar o público e enaltecer a cultura e os artistas LGBT, com o objetivo de promover entretenimento, conhecimento, informação e respeito por meio da das atividades que tratam do universo LGBT, retratando suas lutas e reflexões sobre a importância de uma sociedade igualitária.
 
Complementado a programação proposta pelos organizadores, o público poderá ver a exposição "Oitava Marca",que estará exposta em frente ao Auditório "Helvécio de Barros. A exposição é resultado de reflexões e produções de mulheres lésbicas e bissexuais, promovida pela "Coletiva Visibilidade Lésbicas- Bauru". 
 
A programação terá início com a exibição do solo docudramático “Legado: Uma Breve História Sobre a Cultura Gay” de Willian Lansten. Wilian é licenciando em Artes Cênicas pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru - SP), iniciou os estudos em Teatro em 2012, pela Associação de Artes de Ibitinga (ASSARI), estudou dança contemporânea pela mesma associação e atualmente é aluno de Jazz pela Divisão de Ensino às Artes. No documentário, o ator relaciona sua vida pessoal com diversos momentos históricos de sua comunidade, rumando do entretenimento para a militância e criticando a violência. 
 
A programação segue com a apresentação da artista Gaby Moretto. Entre letras já´ consagradas de grandes nomes e composições autorais, Gaby busca em seu trabalho sempre aprimorar sua performance e surpreender. 
 
O grupo Perfect Style (foto acima) dá sequência às atividades culturais. Totalmente independente, o grupo vem representando Bauru pelo interior e capital do estado de São Paulo e já se apresentou em Bauru em eventos como a Mostra do Dia Internacional de Dança e o Festival de Inverno. 
 
Na sequência, haverá um Stand Up com a artista e maquiadora Maya Papillons, proprietária do canal “De Barba & Salto Alto”. Com quase 8 anos de carreia como Drag Queen, Maya Papillons veio ao mundo pelas mãos de seu criador Mauricio Jiacomin no final de 2011. Iniciou suas atividades como ativista LGBT em 2012 pela Plataforma Anti Transfobia e Homofobia (PATH) em Coimbra, Portugal. Hoje faz parte do Conselho de Atenção a Diversidade Sexual (CADS) em Bauru e atua no combate ao preconceito e discriminação. 
 
A noite contará ainda com diversas atrações do mundo da dança, com as coreografias “Análogo”, de Marcos Rodrigues e Leonardo Alciole; “Em trânsito”, de Jéssyca Pauletto e Thiago Tardivo, “Minha história”, de Paulo Carvalho e, por fim “Cinésia” do grupo Perfect Style. 
 
 
Últimas notícias